widget

domingo, 24 de julho de 2011

Niver da minha cidade



Genteeeeeeee esse final de semana estou curtindo a festa de aniversário da minha cidade querida, por isso estou em of... retribuo as visitas e/ou comentários p as amigas que me visitaram ou visitarem assim que a festa terminar e o cansaço for embora, ok?
Por enquanto, só CURTIÇÃO!!!

Paula Pedreira

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Parabéns aos amigos!!!

20 de julho - Dia do amigo







Hoje é dia do amigo, galera... vim desejar a todos vocês um excelente Dia do Amigo. Divirtam-se bastante!

Frases para Orkut



Tem coisa melhor que receber presentes nesse dia? Lógico que não!!! Pois então, se é minha/meu amiga(o) escolha um selinho Dia do Amigo e leve com você...Foi com muito carinho que fiz para você que me segue... 


Photobucket



Photobucket



Outro presente para você: delicie-se com as palavras lindas de um escritor espetacular brasileiro: Vinícius de Moraes

Amigos são presentes de Deus

Amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta
necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor,
eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o
amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que
tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem
todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus
amigos e o quanto minha vida depende de suas existências
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não
posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem
que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro,
embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem
noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu
equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente,
construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em
síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,
cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando
daquele prazer
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a
roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando
comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus
amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber
que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.
Vinícius de Moraes



Glitter Words

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Parabéns, minha cidade!!!

Hoje minha cidade linda está aniversariando... são 76 aninhos de existência!!! Só posso desejar que nossa cidade progrida cada dia mais e que possamos viver em paz e harmonia por aqui.
Conheça um pouquinho da nossa city...





História da nossa cidade relatada pelo poeta Nelci Lima da Cruz


O Município de Santa Luz - BA foi fundado em 1880, onde é hoje a Estação, pelo Senhor José Lopes. Mas, em outra versão, no entanto, refere-se à existência já em 1850 de alguns moradores na Fazenda Morro dos Lopes, também fundada pela família Lopes. Mas, é conservada a fundação de 1880, pois foi daí que iniciou a cidade de Santa Luz - BA.
            No livro de Estatísticas da Bahia, relata a compra de uma área de terra pelo Sr. Manoel Amâncio da Cunha, de Conceição do Coité, ao Sr. Antônio Lopes da Silva da Fazenda Santa Luzia (onde originou Santa Luz), a compra foi em 1868. Os fundadores eram de Portugal. A primeira compradora da Fazenda foi Maria Joaquina do Amor Divino, uma viúva portuguesa. Em 1887 chegava o Coronel José Leitão da cidade de Pesqueira/PE, que, também, era Português. Depois, chegou à família Cardoso de Monte Santa/BA, Viana de Gavião/BA, Góes de Nordestina/BA, Carvalho de Araci/BA, e outras localidades.
            Santa Luz passou a Distrito em 1919, o primeiro projeto para passar a cidade foi em 1923, na realidade Santa Luz veio se Emancipar no dia 18 de julho de 1935. E o primeiro prefeito foi Sr. Ezequiel Cardoso da Costa, que tomou posse no dia 1º de Setembro de 1935, no Lira Popular Santa Luziense.
            No decorrer de sua história aconteceram fatos interessantes, como o surgimento da primeira feira livre em 1890, onde as mercadorias eram trocadas. Nessa época teve o primeiro delegado, o Sr. Elias da cidade de Queimadas. Em 1897, passava em Santa Luzia, o Escritor Euclides da Cunha, com destino a Canudos para escrever sua história. Assim que voltou, escreveu o Livro “Os Sertões”, que retrata o nome de Santa Luzia, atual Santa Luz.
            Passou em 1907 o Presidente da República Afonso Pena, com o destino a Juazeiro da Bahia. Um fato que marcou muito foi a passagem de Rui Barbosa aqui em 1919, onde discursou na Estação para uma multidão ele estava fazendo campanha para Presidente da República, quando na oportunidade perdeu a eleição para Epitácio Pessoa. Vinha lhe acompanhando o jornalista Simões Filho, fundador do Jornal “A TARDE”.
·              Neste mesmo ano de 1919, foi morto aqui o cangaceiro Pereira, pelo Sr. Dizidério Lopes. Este cangaceiro foi antes de Lampião. Assim que Lampião entrou em Queimadas no dia 29 de Dezembro de 1929, quando na oportunidade matou sete soldados e deixou vivo o Sargento Evaristo, filho de Santa Luz, a pedido de uma senhora chamada Santinha. Ele dirigiu para vir aqui em Santa Luz, mas quando soube que sua padroeira era Santa Luzia, ele voltou do caminho, pois, ele tinha feito uma promessa por ter seu olho direito cego, que toda cidade que tivesse como Padroeira Santa Luzia, ele não atacaria foi o motivo que fez com que Lampião não entrasse em Santa Luz. Mas, segundo os mais antigos, Lampião esteve aqui em 1916, antes de ser cangaceiro, pois seu pai era tropeiro e eles percorriam o Nordeste com entrega de carnes. Inclusive, esteve em Monte Santo, Cansanção, Capim Grosso. Em uma entrevista que Lampião deu em 1932 no Ceará, ele confirmou esta veracidade. Ele descansou com seu pai, onde é hoje a Magnesita, a conhecida Mina, em baixo de um pé de Baraúna que até pouco tempo existia. Mas, como cangaceiro nunca esteve aqui, falam que ele esteve no Morro dos Lopes, mas, é uma lenda, não é verdade.
            Tivemos em Santa Luz, a presença de cantores famosos como; Luiz Gonzaga, em 1968, cantou onde é hoje o Açougue Municipal, na época era um Cinema. Neste mesmo local também, cantou Altemar Dutra, tocou Severino Januário, irmão de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Valdick Soriano, Ademar Silva, Carlito Cego e outros. Depois tivemos a presença de outros cantores, onde é hoje a CDL, cantor Reginaldo Rossi, se apresentou Coronel Ludugero, e no Lira Cultural se apresentou Ângela Maria, Osvaldo Fahel, Agnaldo Raiol e outros.
            No futebol também tivemos história, quando aqui jogou em 1965, 74 e 92 o Esporte Clube Bahia, com suas equipes titulares. Com jogadores, como Biriba, Henricão, Gilson Porto, Baiaco, Mário Braga, e outros. O Vitória jogou em 1966, 74 e 84 com jogadores como Mário Sergio, Osni, André Catimba e outros. Jogaram outras equipes da capital como Ipiranga, Botafogo/BA, Leônico, Fluminense de Feira e outros. No esporte de Santa Luz teve muitos craques, mas destaque maior foi Mário Filipe Pedreira (Onça), que foi ídolo no Flamengo/RJ, jogou no Bahia, no Sergipe, Sport, e outras equipes, chegou marcar Pelé, Jairzinho, Roberto do Botafogo, e outros craques. Depois foi treinador de futebol. Tivemos outro jogador de nome que foi Jorge Góes, que jogou no Bahia de 1932 a 1943 no Palmeira/SP, chegou em 1943 e hoje tem 93 anos e é escritor, Juiz de Direito, Desembargador, aposentado.
            Nas artes tivemos Guido Guerra, Escritor de renome Nacional, que faleceu em 2006. Esteve em Santa Luz, palestrando, em 1978, 1983 e 2005. Como artista plástico, temos José Thiago Filho, Mauritano, Rogério Baldoíno Helton Vieira e outros.
            Eu, Nelci Lima da Cruz como Cordelista já escrevi 120 livros em Cordel, escrevi sem ser em Cordel a História de Santa-Luz, Causos de Santa Luz, Minhas Sinceras Poesias, Exemplos para Humanidade, Vida e Trajetória de Um Mito Chamado Luiz Gonzaga e outros. E como Historiador retrato várias historias, como Lampião, Antônio Conselheiro, Futebol, Religião, Santa Luz e outros.
(Nelci Lima da Cruz – texto modificado)


Aspectos Históricos
A Colonização
A partir de 1534 com a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias também começou a instituição da Sesmarias nas terras brasileiras.
Na Bahia a posse das grandes terras sesmarias ficou com as famílias Dias de Ávila Pereira e Guedes de Brito.
Antônio Guedes de Brito foi o proprietário de terras que iam do litoral aos sertões da Bahia.
O desbravamento primitivo da região de Queimadas a qual pertencia Santa Luzia processou-se antes de 1700 quando bandeiras rumaram em busca das minas de ouro de Jacobina. O território era habitado por tribos indígenas nômades que não deixaram o nome, mas deles  ficaram  vestígios, após a sua destruição pelos bandeirantes que passavam rumo às minas de Jacobina.
Essas terras da região originaram-se de duas  fazendas  pertencentes a Dona  Izabel  Maria Guedes de Brito da família  do Sesmeiro Antônio Guedes de Brito. Dona Izabel Guedes de Brito viúva do Coronel  Antônio da Silva Pimentel, franqueou  terras a quem  quisesse habitar ai.
Assim toda essa região começou a ser povoada.


Fundamentos do Município


Segundo pesquisas realizadas em fontes já  existentes, há várias versões sobre o histórico  do município de Santa Luz. Versões estas que dão o seguinte relato:
As terras da fazenda Santa Luzia  eram de propriedade de uma viúva portuguesa (1), que tinha  como procurador  o português Sr. Antônio Lopes da Silva, que  comprou a fazenda da citada viúva, passando a residir ai com sua família. Depois de Algum tempo veio  nascer  Manoel Lopes da Silva.
Manoel Lopes da Silva casou-se com a Senhora Mariquinha, de cujo matrimônio nasceram  12 (doze) filhos sendo 10 (dez) mulheres  e 02 (dois) homens, que se chamaram José Lopes da Silva e Joaquim Lopes da Silva. Este acontecimento data de 1880.
A principal  casa da fazenda  de propriedade do Sr. José Lopes existia  nas imediações  da Rede Férrea Federal Leste Brasileira, mais tarde desapropriada pelo  governo federal para ser utilizada  a área  como reserva  da referida ferrovia.
De acordo com o primeiro traçado, a Estrada de Ferro, passaria  no Morro dos Lopes, onde seria  construída a Estação o que  não foi  realizado devido a oposição do proprietário da fazenda o Sr. Joaquim Lopes.
Decorrido 4 anos em 1884, inaugura-se a Estação Ferroviária de Santa Luzia.
Certos  do desenvolvimento da população, logo  surgiram numerosas casas, afluindo considerável  número de pessoas residentes nas  adjacência: Aí, poucos  anos  depois  o ato  estadual  de 28 de julho  de 1890, cria  o distrito policial  com sede no arraial de Santa Luzia, no município de Queimadas.
Mais tarde, pela Lei Municipal n.º 11 de 4 de abril de 1918  aprovada pela  Lei Estadual  n.º 1298 de 6 de maio de 1919, foi o arraial de Santa Luzia  elevado à  categoria  de sede de  distrito de paz, ocorrendo  sua instalação  a 20 de setembro de 1920.
* (1) Baseado em pesquisas  nos canais do Arquivo  público da Bahia  supõe-se que  a viúva portuguesa seja pertencente à família Guedes de Brito. (Casa da Ponte) proprietária da sesmaria a qual  pertencia está região.

Domiciliaram-se nesta localidade os cidadãos portugueses José Martins Leitão e sua família, vindo de Pesqueira, estado de Pernambuco em agosto de 1887, tendo como primeira residência uma casa construída por um Oficial da Província da Estância em 1883 aproximadamente, no local onde se acha hoje a Construção da Prefeitura Municipal. Coronel Manoel Sabino dos Santos, Tenente Eduardo Cardoso de Santana Costa, Manoel Pereira, Professor Benício Viana e outros naturais deste estado, os quais foram comprando partes da fazenda e começando as devidas construções.  Nesse tempo começa o desenvolvimento comercial, o comércio de peles, iniciado pelo Coronel José Leitão.
As primeiras casas construídas foram a da família Lopes, do Coronel Manoel Sabino e da família Leitão.
A capela local que tem o nome da Padroeira Santa Luzia foi construída pelo Coronel José Leitão e Manoel Sabino. Recebeu esse nome porque a família Lopes era devota da Santa.

Fontes:



 Fotos antigas:

Açougue velho

Casa Auxiliadora

Casa do Coronel Leopoldino, filho do Coronel José Leitão -Demolida em 1994

Casa do Primeiro Prefeito Ezequiel Cardoso


Casarão - construído em 1889




Estação Ferroviária- Inaugurada em 15/09/1884



Morro dos Lopes em 1998

Praça Ezequiel Cardoso

Primeira Igreja Matriz de Santa Luz

Tanque Grande - Construção em 1908


Caixa d'água

Estação ferroviária

Igreja Matriz - construída em 1908

Lira Cultural Luzense - em 1994

Primeira Prefeitura


Fotos atuais (ou quase atuais)



Igreja Matriz

 

















Pracinha

Morro dos Lopes

Pracinha

Recanto do Luar

Praça Central

Pracinha

Prefeitura Municipal

Recanto do Luar






Tanque Grande

Tanque Grande

Tanque Grande à noite

Tanque Grande

Praça Central

"Cuscuzeiro" - Praça Central




Tanque Grande





Igreja Matriz

Entrada da cidade



Estação Ferroviária




Recanto do Luar


























Dedico esse poema á minha querida Santa Luz:


Minha Terra tem Soneto...


“Tens meus passos, tuas ruas
E como nelas andei...
Amei em noites de lua,
Nas nuas brisas, despertei...

O teu céu é de um azul diferente
As estrelas são confidentes
Carregas meus sonhos, minha vida
Pelas tuas avenidas a desfilar....

És tão bela, minha cidade
Que mesmo em lindas viagens
Sinto saudades de ti...

Em nenhum lugar desse mundo
Haverá porto seguro
Como o que tenho aqui... (Rose Felliciano
)






:

Criado no GeradordeNicks.net