widget

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Orações Subordinadas Substantivas

Orações Subordinadas

Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento. Exemplo:

Aguardo que você chegue.

Temos aí duas orações: "Aguardo" e "que você chegue". A oração "que você chegue" está completando o sentido do verbo transitivo direto "aguardo", portanto, esta oração exerce função sintática do objeto direto.
Dependendo da função sintática que exercem, as orações subordinadas pode ser classificadas em: Substantivas, Adjetivas ou Adverbiais.

Orações subordinadas substantivas

São aquelas que exercem sentido dentro dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, complemento nominal e predicativo), iniciam por conjunções integrantes (que e se). Ex:

Interessa-me      que você compareça.
 oração principal       oração subordinada substantiva

Na oração subordinada substantiva a oração subordinada pode ser:
Subjetiva (O.S.S.S.): exercem função de sujeito do verbo da oração principal. O verbo da oração principal se apresenta sempre na terceira pessoa do singular e nessa não há sujeito, o sujeito é a oração subordinada.

É provável que ele chegue ainda hoje. (O que é provável?);Pode ser também quando a oração principal começa com verbo de ligação.

Objetiva Direta (O.S.S.O.D.): exercem função de objeto direto (não possui preposição). Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.

Desejo que todos venham. (Quem deseja, deseja algo, alguma coisa);

Objetiva Indireta (O.S.S.O.I.): exercem função de objeto indireto (possui preposição obrigatória, que vem depois de um VERBO).

Necessitamos de que todos nos ajudem; (Quem necessita,necessita DE algo, DE alguma coisa ou DE alguém)

Predicativas (O.S.S.P.): exercem função de predicativo. Está sempre ligada ao sujeito da oração principal através de verbo de ligação.

Meu desejo era [verbo de ligação] que me dessem uma camisa;

Completivas Nominais (O.S.S.C.N.): exercem função de complemento nominal de um nome da oração principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal através de preposição.

Tenho esperança de que ela ainda volte;

Apositivas (O.S.S.A.): nem todas as apositivas têm dois pontos (:)ou ponto e virgula (;) no meio da oração mas exercem função de aposto do mesmo jeito. . Está sempre ligada a um nome da oração principal, sem o uso de preposição e sem mediação de verbo de ligação.

Desejo-te uma coisa: que sejas muito feliz.

Obs:  Todas as orações subordinadas substantivas podem ser trocadas por isso, disso ou nisso. Veja os exemplos:
Precisamos de que venha para a aula. = Precisamos disso. (Disso: completiva nominal ou objetiva indireta)
Quero que venha para a guerra. = Quero isso. (Isso: subjetiva, objetiva direta, predicativa)
Fiquei pensando que valia a pena. = Fiquei pensando nisso. (Nisso: completiva nominal ou objetiva indireta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário