widget

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Homenagem aos estudantes





Estudante, hoje é o teu dia!!!

E ser estudante é muito mais que cumprir uma rotina escolar. É se tornar uma pessoa completa, exercitar sua cidadania, aprender a conhecer o mundo e as pessoas, contribuir para se compreender e modificar a realidade.
Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento...

SER ESTUDANTE

Ser estudante é pensar no amanhã
É despertar para um mundo melhor
É pensar em um futuro promissor
E sentir na alma a vontade de vencer
Enriquecendo-se de verdadeiros conhecimentos
culturais,tecnológicos,dedicação,pesquisa e saber.
Ser estudante é ser vibrante em suas leituras
Ser acertante em suas convicções
Buscando o caminho de retidão para o amanhã.
Ser estudante é não ter medo de errar
Mas procurando consertar o que ficou de errado
Ser estudante é despertar a eloquência divina
Que um dia lhe foi concedida para lutar e vencer.
Uma luta de harmonia,sabedoria,amor,ternura
Trilhando belos caminhos na arte de raciocinar
E ensinar o produto somatório do seu formoso aprendizado
A futura gerações que com certeza virão precisando aprender.

José Antonio Silva da Cruz


E já que você gosta de aprender coisas, vamos falar um pouco da origem desse dia.
Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto?


No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Reflita agora sobre o “ser estudante”...
O que é ser "Estudante"?
Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?
Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?
Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!
E ser jovem, o que é?
Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?
E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?
Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:
"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."
 A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!
 Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca




AS DIFERENTES MANEIRAS DE SER ESTUDANTE

OS QUATRO ALUNOS

UMA FÁBULA SOBRE AS DIFERENTES MANEIRAS DE SER ESTUDANTE

Esta é uma história que se passa em qualquer canto do Brasil, em qualquer escola, com qualquer aluno, comigo, com você.

Eram quatro rapazes que estudavam numa escola em uma mesma classe: ARREPENDIDO, FALSO, MÍNIMO e QUERO-TENTAR.

ARREPENDIDO era um rapaz desanimado com os estudos, não fazia nada na sala de aula e muito menos os deveres de casa. Não pensava no seu futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquela escola e por isso arrependia-se por não poder ficar pelas ruas com os seus colegas. Por não gostar de estudar, tirava notas baixas.

FALSO era um cara mentiroso e um pouco preguiçoso para com os estudos. Ou copiava de alguém ou falsificava o que fazia, na realidade mesmo, nada fazia e era tão falso quanto sua própria nota – apesar de ser razoável, pois tudo que precisava era colar ou confiar no amigo na hora da avaliação, raramente isso falhava.

MÍNIMO era um rapaz que não pensava em ir muito longe, para este o que importava era conseguir uma nota que o aprovasse, portanto estudava pouco, mas não “colava” nas avaliações e não passava disso. 60% era o bastante e contentava-se com este mínimo. Sempre tinha um pensamento “tenho boas notas porque não perdi nenhuma.”

QUERO-TENTAR gostava do que fazia. Quando lhe apresentavam algo novo, um problema que ele não soubesse, ele dizia “vou tentar resolvê-lo” e quase sempre conseguia mesmo. Suas notas eram boas, porém, não estudava para tirar notas e sim para ficar sabendo. Este era aluno todos os dias e sua persistência o ajudava a vencer.

Assim QUERO-TENTAR era o primeiro da classe. Em termos de aprendizagem. MÍNIMO era o penúltimo. FALSO era o último, pois só tinha nota e não sabia nada e ARREPENDIDO abandonou a escola.

Hoje, todos já são homens feitos e cada um teve seu destino;

ARREPENDIDO mora numa grande favela chamada TARDE-DEMAIS.
FALSO queria ser político, mas foi infeliz porque descobriram sua falsidade. Foi julgado e condenado por um juiz chamado VERDADE.

MÍNIMO, com seu conhecimento mínimo, é soldado mínimo das Forças Armadas, ganha um salário mínimo e tem um comandante muito exigente chamado MÁXIMO que sempre lhe cobra 100%.

QUERO-TENTAR se saiu melhor e hoje é presidente de um país chamado “República Democrática dos Sucessos”.


“Parabenizo a todos os meus alunos, ex-alunos e também a todas as pessoas que se dedicam a viajar na jornada do conhecimento.
Celebre cada conquista, cada ano conquistado com seu esforço e dedicação...
A cada ano, de energia renovada e cheios de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliar na transformação de nosso país em uma grande nação. E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade. Não basta ter sonhos para realizá-los. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos. Feliz Dia do Estudante!"




Alguns sites para o Estudante:

• A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa é um projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet.
http://www.bibvirt.futuro.usp.br

• Teste vocacional grátis preparado oferecido pelo site Guia do Estudante. Descubra o que você quer ser da vida e conheça seu potencial no mercado de trabalho. Faça agora o teste vocacional online.
(Link Grátis para Testes e Quizz)
http://guiadoestudante.abril.com.br/aberto/tvo/index.shtml

• Site para vestibulandos que oferece informações sobre cursinhos, faculdades, gabarito de provas, listas, dicas sobre redação, carreiras, resumos, testes e enem. (Português)
http://www1.uol.com.br/vestibuol/

• Site sobre vestibular com calendários de provas e inscrições, lista de aprovados, gabaritos, lista de livros obrigatórios, testes e simulados. (Português)
http://educaterra.terra.com.br/vestibular/

• Agora você vai poder fazer um curso de Inglês Gratuito, on line, com dicionários, tradutores, músicas traduzidas, jogo, exercícios on line, simulados e prova. (Português)
http://www.inglescurso.net/

• Site do MEC (Ministério da educação) com informações sobre seus projetos, notícias sobre educação, faculdades, inclusão educacional, ensino médico e fundamental, censo educacional e enem. (Português)
http://portal.mec.gov.br/

• Site oficial da prova do Enem. Veja os resultados do Enem, gabarito do Enem, provas do Enem, lista de aprovados, resultados e estatísticas (Português)
http://www.inep.gov.br/enem

• Site de vestibulandos do com mais de 300 resumos de livros, revisões para estudo, exercícios resolvidos, simulados por assunto e dicas para redação. (Português)
http://www.webvestibular.com.br/


Parte do texto foi retirado de:






















6 comentários:

  1. Parabéns a tds, não sabia disso tudo não, obrigada por informar, a maioria das comemorações nem imaginamos como começou.

    ResponderExcluir
  2. Oie doladinha anda sumidinha???
    Mês de setembro
    Primavera chegando
    flores se abrindo
    corações sorrindo
    amores surgindo
    Das estações
    A mais bela
    na nuance das tuas cores
    jardins se transformam
    em linda aquarela!!!
    Bom fim de semana beijus !!!

    ResponderExcluir
  3. ola minha flor, estou passando por aqui pra te convidar pra um sorteio que esta rolando là no meu blog, e tbm para lhe presentear com o selinho pela conquista de 200 seguidores
    aguardo sua visitinha
    bjs da Jeandra

    ResponderExcluir
  4. KIIDINHA tô feliz ..completei a marca de 100 mil visitas ...affy quantas visitinhas kkkk ...valeu amore espero que goste da festinha que preparei para vc!!!!
    Tem miminho para vc tb...e espero vc no pétalas e rosas ..homenagem para minha 5 poetisa..a Maryzinha do blogger cozinhando!!!! beijus queridinha amo vc... valeu fuiiii ..feliz semaninha e com bastante festinhaskkkkk
    http://petalaserosas.zip.net/

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELO TRABALHO AQUI NO BLOG! VOLTAREI ABRAÇO DIANA

    ResponderExcluir
  6. Venho deseja-lhe um Feliz Natal, ver o que está a escrever, e ao mesmo tempo fazer-lhe um convite, para fazer parte dos meus amigos na Verdade que Liberta. Fica a paz de Jesus e um abraço de amigo e irmão Antonio Batalha.

    ResponderExcluir